top of page

Cerrado pega fogo sozinho? Veja como vegetação brasileira reage à seca

  • Foto do escritor: Guia Prático
    Guia Prático
  • 19 de ago. de 2025
  • 1 min de leitura

Em agosto e setembro, a frequência de incêndios florestais nas regiões do cerrado aumenta muito: neste período do ano passado, foram mais de 2 milhões de hectares queimados, uma área equivalente a quase 3 milhões de campos de futebol.

Embora as queimadas durante o pico da seca sejam frequentes, elas raramente ocorrem sem a presença humana. Pesquisadores ouvidos pelo Metrópoles explicam que o Cerrado praticamente nunca entra em combustão espontânea.

Segundo a bióloga Mercedes Bustamante, professora da Universidade de Brasilia (UnB) e membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC), os incêndios na estação seca quase sempre têm a ação humana como fonte de ignição.

"No auge da estação seca temos um acúmulo de massa vegetal seca e condições meteorológicas que favorecem a propagação de incêndios. O componente que falta na equação é a ignição, que nesses meses é por ação humana", explica.

Na natureza, o fogo ocorre de forma natural por conta de relâmpagos ou em regiões de vulcões ativos. Em todas as regiões do mundo, porém, é a ação humana, acidental ou provocada, que é a maior propagadora de incêndios florestais.

"Na seca, o clima está mais quente e seco, os ventos são mais fortes e há muita vegetação seca acumulada.

Esse cenário favorece incêndios de alta intensidade e grande alcance. Por isso, é fundamental evitar qualquer tipo de ignição nesse período, quando as chances de queimadas catastróficas são muito maiores", explica o pesquisador Leandro Maracahipes, da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, e apoiado pelo Instituto Serrapilheira.

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


Ponte Alta no seu WhatsApp ou Email

Junte-se a mais de 500 moradores que já recebem nossa Newsletter e tenha o resumo diário das principais notícias.

Grátis, sem spam.

Quero receber
lOGO.png
NOTÍCIAS DE QUEM VIVE PONTE ALTA

Há mais de 30 anos conectando Ponte Alta através de informação de qualidade. Criado por Jacquenia Oliveira, moradora da região desde 1994.

FALE CONOSCO
  • Whatsapp
  • email
  • Instagram
  • Facebook

© 2025 por Guia Pratico Ponte Alta Norte - Gama/DF

Design por BeEmotion

bottom of page